segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Paixonite aguda

"A paixão aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõe."
    William Shakespeare








   Paixonite. Quem nunca viveu uma dessas que atire a primeira pedra!
   Bom, se eu ouvisse essa afirmação há alguns meses atrás seria a primeira a mandar rajadas de pedregulhos pra cima do coitado do interlocutor... Porque eu nunca tinha sido acometida por essa confusão de sentimentos e sensações que podem ser apelidadas de paixonite.
   Óbvio que tive namoros, flertes, romances, relacionamentos, mas todos eles construídos a partir de um ideal da outra parte. Sempre fui cortejada para que por conseqüência disso me apaixonasse ou me interessasse...  Veja bem, não falo nesse momento da parte física porque “coisa de pele” é bem diferente de paixonite, tem a ver com afinidade física e apenas física.
   Creio que paixonite seja mais que isso. Não é amor, lógico, contudo é algum meio lugar... Você sua ao estar perto, perde um pouco do controle dos seus atos e palavras, tem alguns comportamentos que não são característicos à sua pessoa...
 Enfim, imagino que todos já tenham passado por isso. Eu, como já havia mencionado, passei por isso recentemente e imagino que também possa dizer tardiamente... (RS )
   E um fato intrigante é que diferente da coisa de pele, a paixonite não foca a parte física. Eu poderia jurar que estavam pelo menos ligeiramente ligados por se tratar de algo repentino. Quando experimentei esse estado de espírito percebi que o fator “pessoa diferente de tudo que está ao seu redor” fala mais alto porque, convenhamos, o desconhecido é sempre mais interessante e encantador, então, essa súbita paixonite nem sempre é o cara lindo e maravilhoso que você sempre idealizou. Ele pode ser aquele que você, de repente, notou e que se mostrou a você de forma misteriosa e elegante.
   Confesso que gostei dessa nova experiência, por mais que esta tenha me causado a perda parcial dos atos, fazendo com que eu me sentisse pouco à vontade e eu, absolutamente, detesto não ter TOTAL controle sobre mim e sobre as minhas ações...
   Às vezes, me pego pensando e questionando sobre o porquê dessa pessoa em especial ter mexido comigo... Sim, falei das diferenças, do mistério... Mas, ainda assim é difícil entender o motivo de algumas pessoas, mesmo sem ter a mínima pretensão, despertarem em nós essa intensidade de sensações e desconsertos capazes de nos tirar do estado normal para um estado de torpor passageiro.
    Eu mais que ninguém trago comigo todos os questionamentos possíveis e impossíveis sobre esse tema. Não sei se desejaria passar por tudo isso de novo, mas posso dizer que foi bom me flagrar, do nada, pensando em alguém que eu nunca imaginei que poderia se tornar foco do meu desejo e razão do meu suspiro. Pena que sou tão anti-romântica a ponto de fazer questão de afastar para bem longe de mim qualquer vestígio de romance que pudesse querer se instalar na minha vida. Se isso tiver de acontecer, será de uma vez. Quase como se eu precisasse ser arrebatada por algo supremo, talvez nem assim eu me permita dar lugar a algum sentimento romântico nesse momento. 
   Então, Feliz dia dos Solteiros a nós que partilhamos do privilégio de podermos nos apaixonar e (des)apaixonar a cada minuto do dia... E por sermos livres para sofrer e causar mil e uma paixonites por milésimo de segundos até que enfim decidamos não mais fazê-lo. O que, no momento, não é o caso.. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário