domingo, 3 de abril de 2011

Domingo

 Sou uma grande fã de Clarice Lispector e um dos meus hobbies favoritos é ler seus textos ao som de músicas clássicas como as de Beethoven e Mozart. Trago essa informação à tona, porque hoje é domingo e não é um domingo qualquer, mas um domingo chuvoso, nublado e no qual eu necessito estudar, logo preciso ficar em casa apreciando a minha própria companhia. :S
 Aqui presa aos textos acadêmicos, me peguei rindo sozinha ao lembrar que em muitos dos textos de Clarice, ela absolutamente nega o domingo e o descreve como um dia monótono que ele realmente é.
 Eu preciso confessar que também não possuo a menor simpatia pelos domingos. Acabo de sair de um relacionamento longo e quem já teve um, provavelmente, sabe que para quem está vivendo essa realidade, os domingos são dias para curtir o companheiro e fazer coisas calmas e até românticas como ver filme, fazer aquela comidinha gostosa para apreciarem juntos, passar o dia dormindo de conchinha. Enfim, quando se está nesse tipo de relacionamento, o fazer nada já é fazer alguma coisa. Porém, me encontro em outra situação agora, a de livre e desimpedida.. rs Logo, o domingo não me é mais tão atraente e o fato de não fazer nada é absolutamente irritante! rs
Sob esse olhar, quando leio as críticas de Clarice à esse dia sem brilho eu, totalmente, me identifico com esse sentimento de monotonia e até angústia, vontade de que esse dia ou acabe ou lhe traga algo novo. Você se pega num estado quase à espera de um milagre. rs
 Confesso estar nessa espera nesse exato momento, entretanto provavelmente o que me resgatará da monotonia máxima será, mais uma vez, Clarice com seus textos que trazem um pouco mais de vida e prazer ao meu dia nublado.

"Eu que detesto domingo por ser oco... Tenho medo do domingo maldito que me liquifica.."
(Clarice Lispector em "Água Viva " )
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário