quarta-feira, 6 de abril de 2011

Óleos Corporais

 Hoje durante uma daquelas típicas conversas de academia surgiu a questão do benefício que alguns óleos trazem ou acreditamos que eles tragam às nossas peles. Eu sou uma pessoa suspeita a opinar, visto que sou amante dos óleos, dos cremes hidratantes e afins... Sempre busco informações sobre esses tipos de tratamentos caseiros alternativos, faço uso delas e as dividirei com vocês.
  O primeiro da lista será o super famoso "Óleo de Amêndoas", aquele que geralmente é aconselhado às grávidas a fim de evitar estrias, mas pode ser usado por todos nós. Esse óleo é rico em vitaminas A, B e E.



Algumas de suas vantagens seriam:
 - Ajuda na prevenção de estrias
 - Tem valor acessível
 - Pode ser usado como antiinflamatório e calmante para a pele
 - Deixa a pele macia e com mais brilho
 - Ajuda a reparar também cabelos danificados, proporcionando brilho e maciez

E as possíveis desvantagens seriam:

 - Para pessoas que não gostam muito de perfumes, o doce pode ser um problema
 - É em forma de óleo, por isso pode deixar a pele mais oleosa.


 Dando continuidade à lista, falaremos sobre o "Óleo de Uva" que atuaria contra a celulite e o envelhecimento por  possuir um antioxidante muito presente no vinho e nas uvas, fortalecendo os capilares da pele e favorecendo sua elasticidade.



Vantagens:

- Tem ótima aplicação para massagem, por ser um óleo fino e ter boa penetração na pele
-  evitar rugas
- Ajuda na prevenção de celulites
- Prevenção de estrias
- Tem um cheiro mega agradável
- Pode ser usado para hidratação capilar também

Desvantagens:

Não achei desvantagens em todo os "artigos" que li, mas acredito que sejam as mesmas  do óleo de amêndoas.

 Por último, mas nem por isso menos importante falarei um pouco sobre o óleo de rícino que é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis. Esse óleo é, normalmente, utilizado por via oral como laxante, mas não estou me referindo à esse uso e sim ao uso externo como óleo corporal.
 Há alguns meses atrás, eu estava super dedicada ao meu corpo e como ressaltei anteriormente sou a favor de tratamentos caseiros alternativos e numa dessas buscas ouvi falar que o óleo de rícino era quase que milagroso quando usado concomitante às práticas de massagens modeladoras. Eu, pessoalmente senti diferença sim, algumas pessoas dizem ter sentido diferenças psicológicas apenas e no máximo sentiram as suas peles mais hidratadas. rs Eu senti uma melhora real, quando aliei esse óleo e os acima citados à essas massagens.




Vantagens:


 - Ajudar ao combate das celulites já existentes não apenas na prevenção.
 - Hidratar a pele

 Desvantagens:

- Ser muito pastoso e grosso difícultando manuseio sobre a pele, necessitando então ser misturado ou a outro óleo ou à um hidratante.
- Não tem um cheiro tão agradável quanto os óleos anteriores.

Bom, galera,  falei  basicamente sobre pesquisas aqui da internet e experiências pessoais porque faço uso desses óleos e os aprecio bastante. Nenhuma dessa informações são de bases científicamente provadas e comprovadas, mas tentei fazer uso de sites que visavam o bem-estar, a beleza e a saúde, então espero ter ajudado. Uma coisa que vale salientar é que esses óleos ajudam, entretanto eles precisam ser aliados à uma boa alimentação e à práticas regulares de atividades físicas porque eles não fazem milagre! Poteriormente, me encarregarei de mostrar uns vídeos de auto-massagens do YouTube que muito me auxiliaram na busca de uma maior qualidade de vida e uma melhoria estética.
 Se souberem de algo que comprove ou desminta qualquer uma dessas informações, por favor, compartilhem.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário