terça-feira, 12 de abril de 2011

O valor da Amizade...

"A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas. "
                               [ Carlos Drummond de Andrade]


 Quanto deveria valer ou significar uma amizade para qualquer um de nós?
Se você já sentiu um aperto no coração ou uma vontade louca de chorar por sentir que por algum motivo, seja ele sério ou ínfimo, pudesse perder uma pessoa que faz parte da sua vida, então você sabe exatamente do que eu estou falando.
Eu creio que amigos são quase anjos que nós escolhemos para as nossas vidas, anjos esses que têm suas imperfeições, mas que nos tocam de uma maneira tão singular que tornam-se importante para nós.
Já parou para pensar que no meio desses milhares de pessoas com que convivemos ou que passam pelas nossas vidas, poucas são as que nos marcam verdadeiramente? Eu penso. E vou além, muitas das vezes essas pessoas eleitas por nós não têm absolutamente nada a ver com a gente e talvez seja por isso que elas se tornem tão especiais.
Eu sou o tipo de pessoa que procuro valorizar ao máximo aqueles que chamo de amigos, mas valorizo com atos, palavras, de maneira moleca e , às vezes , até displicente.
Não posso estar com todos todo o tempo, mas tento fazer cada minuto que passo com eles valer realmente a pena e ser significativo.
Eu também sou o tipo de pessoa que tenta abraçar o mundo com os dois braços, tenho a necessidade de me fazer forte e correta o tempo todo. Preciso me afirmar indubitavelmente independente. E eu vejo isso na maioria das vezes como algo bom, visto que conto apenas comigo para fazer tudo que eu sonho dar certo. Mas, hoje mais do que nunca vi que essa minha afirmação pode ser radicalmente mal interpretada, como se tudo e todos as meu redor não passassem de meras paisagens, cenários e figurantes no meio da novela da minha vida.
Essa descoberta fez com que eu me sentisse desconfortável. Me porto assim para evitar maiores frustações. E posso livrá-los também de maiores preocupações. Quando você só conta consigo próprio sabe exatamente o que esperar, quando esperar e o que fazer a respeito.
Entretanto eu, absolutamente, necessito não só dos meus familiares, mas também dos meus anjos perto de mim, talvez não em matéria, mas em espírito e em presença mental.
Sentir que qualquer um deles pode se afastar por qualquer que seja o motivo me deixaria em pedaços e eu posso afirmar que poucas são as coisas que me abalam profundamente.
Mas, amigos são parte de cada um de nós e se eles se vão, parte de nós partiram também.
Não creio que haja nada mais importante para mim que a minha família e meus amigos. E ainda acrescento que nunca poderei calcular o valor que cada amigo representa  porque cada um deles é único nas nossas vidas e  histórias.
Espero que cada um deles saiba que se sou hoje alguém que se julga forte o suficiente para enfrentar os obstáculos da vida, foi porque aprendi  com eles e por saber que se um dia eu cair num abismo profundo, talvez eu nem precise gritar para que cada um deles esteja de mãos estendidas para colocar-me novamente em minha caminhada.
Amo incondicionalmente todos os meus amigos e sei que nem todo ouro do mundo poderia custear o valor das nossas amizades.
E um dos meus maiores medos: Perder ou me afastar de qualquer um de vocês, amigos.
Dedico esse texto a um amigo especial que fez com que eu enxergasse que essa postura auto-suficiente pode ser vista por outro ângulo que eu desconhecia. Queria que ele soubesse que não é por não precisar deles que tento resolver tudo sozinha é por querer poupá-los e por ser caxias o suficiente para não saber agir de outro modo.

Nunca desistiria de nenhum dos meus amigos a menos que eles me pedissem para fazê-lo.
Vocês, amigos, fazem a minha vida ter sentido e a tornam doce como a vida deve ser.
Obrigada por isso.  Amo para sempre!


"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
                                                         [Platão]




Nenhum comentário:

Postar um comentário